Sua franquia de internet está acabando. O que fazer? Uma opção é comprar um pacote de dados adicional para continuar navegando. Mas os clientes da Vivo ganharam acesso a um novo serviço da operadora, chamado Dados Patrocinados, que oferece gratuitamente bônus de franquia para os usuários que toparem assistir a um vídeo publicitário ou instalar um aplicativo no smartphone.

Atualmente a Unilever, responsável por marcas mundialmente conhecidas como Axe, CloseUp e Kibon, é o anunciante da Vivo Ads. No serviço Vivo Chamada Patrocinada, que distribuía 1 minuto de ligações para cada 15 segundos de propaganda em áudio, a Unilever também era o anunciante principal. Em 2007 começou a parceria das duas empresas no ramo de publicidade, quando a Vivo passou a exibir anúncios da Unilever no seu portal Wap.

Não são apenas formatos de vídeo que serão veiculados. A instalação de aplicativos e até mesmo cadastros em páginas do anunciante, para receber amostra grátis de algum produto, por exemplo, também estão nos planos da plataforma. Bradesco e Netshoes pagam para a Vivo para que os seus clientes não gastem a franquia da internet para acessar suas páginas na web e seus aplicativos.

A Claro oferece algo semelhante para os clientes pré-pago. Desde a segunda-feira (15), a operadora vem distribuindo conteúdo publicitário e quem interage com esse material pode receber de 10 MB a 20 MB adicionais em sua franquia móvel.

Para participar, o usuário precisar ir até a página de recargas ou usar o próprio app da operadora e, ao solicitar mais dados, é possível ver a opção para conferir o vídeo. Depois de assistí-lo, é preciso então responder a uma pergunta para que os créditos sejam liberados. Você pode fazer esse procedimento até 5 vezes por dia, ou seja, quem se empenhar pode conseguir entre 50 MB e 100 MB diários para navegar na faixa. E o que a Claro ganha com isso? Bem, a Vivo também trabalha com esse segmento desde 2016 e, com 32 milhões de consumidores pré-pagos, os parceiros não somente conseguem um grande canal para veicular seus produtos e serviços como também podem capitalizar sobre os nichos dentro da própria companhia. Embora os anunciantes não tenham acesso aos dados dos clientes, eles podem direcionar as informações de acordo